logo

Atualidades

Fechamento de escola mobiliza município da região sudoeste de MT


Por Adrielle Piovezan

Representante da região sudoeste e defensor da educação no Estado, o deputado Ezequiel Fonseca (PP), esteve nesta quinta-feira (23), no município de Rio Branco com a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide para discutir com a assessoria pedagógica, conselho municipal de educação, diretores e professores municípais o possível fechamento da escola Estadual 22 de Maio.
 
Conforme a secretária Municipal de Educação, Iracema de Souza, no mês de outubro de 2013 a SEDUC anúnciou que a unidade escolar seria fechada, pelo fato de possuir poucos alunos. Iracema explicou que em média, os alunos matriculados não completam o ano letivo. “Os alunos precisam de flexibilidade nos horários, muitos são trabalhadores e adultos”.
 
Durante reunião, por unanimidade a comunidade escolar optou pelo não fechamento da escola, tendo em vista, seu histórico e demonstraram à secretária Rosa Neide à importância em melhorar e aumentar o número de projetos que atenda os estudantes. Cerca de 11% da população da região são analfabetos, em sua maioria, pais de família.
 
Por sua vez, Rosa Neide sugeriu que os alunos da unidade 22 de Maio sejam transferidos para a Escola Estadual Francisco Eduardo Rangel Torres. Desta forma, o prédio ficaria disponível para a realização de projetos e oficinas, ou seja, uma escola implementada pela outra.
 
“Precisamos buscar um entendimento sobre o fechamento ou não da escola, nesse momento precisamos de um esforço coletivo para que os alunos permaneçam estudando. Em 2014 vamos construir possibilidades para melhorar o ensino com aulas diferenciadas como artesanato, dança, técnicas agrícolas, entre outros,” frisou.
 
Na ocasião,  deputado Ezequiel demonstrou sua preocupação com o possível fechamento da unidade e sugeriu junto com os demais que a Secretária oportunizasse uma nova chance aos professores em buscar novos alunos e a permanência deles na escola, em seguida Rosa Neide aceitou o desafio.
 
Ao final, o prefeito municipal Antonio Xavier de Araujo (Totonho), agradeceu o deputado pelo esforço e parabenizou Rosa Neide pelo empenho em colaborar com a educação de Rio Branco. “Os professores estavam ansiosos e preocupados com o fechamento da unidade, aguardavam com expectativa por essa reunião tão importante e satisfatória”. Ele afirmou que a prefeitura municipal estará apoiando e ajudando a buscar novos alunos para que não haja analfabetismo na cidade. Totonho é um dos alunos do ProJovem.

Adrielle Piovezan


SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.